sábado, 31 de agosto de 2013

Fazenda no município de Madalena está disponibilizando novilhas guzolando de alta linhagem

                                                          Foto: Alex Pimentel
Cruzamento das raças Guzerá e Holandesa, o gado apresenta vantagens superiores na criação no semiárido

A Fazenda Teotônio, do Grupo Edson Queiroz, está disponibilizando para comercialização, matrizes selecionadas de um plantel especial de gado leiteiro. São novilhas Guzolando, produto do cruzamento das raças Guzerá, de origem indiana, com a Hostein Holandesa, especialmente preparadas para o convívio e produção em sistemas de criação extensivos na região do semiárido.

De acordo com o superintendente de Agropecuária do Grupo Edson Queiroz, Henrique Braga, estão sendo disponibilizadas ao mercado 100 cabeças, por conta da estabilização do rebanho nas fazendas de leite. "O Guzolando apresenta muitas vantagens na pecuária pela sua rusticidade, boas produções de carnes e leite e longevidades de produção e reprodução", diz.

Segundo explica, na Fazenda Teotônio, a média de produção de leite por vaca chega a 25 litros/dia, em regime semi-intensivo. Quanto ao peso por ocasião do abate, tanto machos como fêmeas alcançam 18 arrobas (540kg), pois os machos são abatidos precocemente em relação às fêmeas, que são abatidas somente por descarte técnico.

Ele adianta que, quanto ao preço das matrizes, vale a pena conferir, pois os valores são bastante atrativos, diante da qualidade do rebanho. "O Grupo Edson Queiroz cria o Guzolando há quase meio século. Do total do gado da Fazenda, cerca de 1.800 cabeças são Guzolando", diz ele.

Este gado é criado em todo o Brasil. O rebanho mais numeroso se concentra na região Sudeste. No Nordeste, a Fazenda Teotônio é destaque. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos, existem 46 criadores ativos que registram Guzolando no País.
 

Plantel revela performance na produção de leite e carne

A Fazenda Teotônio coloca ao mercado 100 cabeças de Guzolando. Rusticidade, boas produções de carne e leite, longevidades de produção e reprodução estão entre as vantagens deste gado, que mostra-se como ideal para criação em região semiárida. Na Fazenda, a média de produção de leite por vaca chega a 25 litros/dia, em regime semi-intensivo. Quanto ao peso por ocasião do abate, tanto machos como fêmeas alcançam 18 arrobas (540kg). Do rebanho total da criação de bovino, são cerca de 1.800 cabeças Guzolando. Na reprodução, o processo está sendo otimizado com a aplicação de biotécnicas avançadas, através da parceria desenvolvida entre os técnicos da Fazenda Teotônio e do Laboratório de Reprodução Animal da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Peso vivo
 

As novilhas disponibilizadas pela Fazenda Teotônio para venda possuem acima de 320kg de peso vivo, quando entram em reprodução. "Todas as matrizes disponíveis ao mercado são prenhes confirmadas", afirma Henrique Braga.

Conforme o administrador da Fazenda, agrônomo Fernando Câmara Fernandes, dentre as vantagens também destacam-se a estrutura forte e a fertilidade. "Uma matriz de primeira cria produz de 18 a 20 litros de leite em média por dia, com ápice de produção alcançando cerca de 25 a 30kg de leite por dia, com custos bem menores do que de outras raças", diz ele.

A Fazenda Teotônio vem fazendo experiências com o Guzolando, tanto pelo aspecto produtivo quanto reprodutivo, utilizando como base, as matrizes tipo Elite do rebanho Guzerá leiteiro que são fecundadas com sêmen importado de touros holandeses provados.

A criação também tem sido analisada com atenção, mais ainda nesse período de estiagem prolongada no Nordeste. Mesmo com pasto seco, suplementado de uma pequena quantidade de sal mineral proteinado, o animal continua ganhando peso. Bem diferente da realidade enfrentada por muitos criadores, os quais tiveram seus rebanhos praticamente dizimados pela seca acentuada no Nordeste nestes quatro anos.

Temperamento
Como são animais de dupla aptidão (carne e leite), o peso médio de uma vaca adulta é de 550 quilos, mas chegam aos 650 quilos para o abate, com a produção de leite acima mencionada. "São animais de temperamento vivo, porém dócil. As fêmeas são elegantes e bem femininas, e fica evidenciada a forma tradicional de cunha. Nos machos acentua-se muito a musculatura corpórea. As pelagens podem ser preta, vermelha, preta com tonalidades avermelhada,castanha, acinzentada, com as particularidades como estrela, bragada, gargantilha, pintada e vassoura do rabo branca", explica o veterinário Francisco Barbosa.

"Suas características mais importantes são: a alta produção de leite, herdada da raça Holandesa, com alto teor de proteína (3,50 %) e de gordura (4,30 % ), advindas da raça Guzerá, que também imprimiu uma grande qualidade que é ter fortes ligamentos de úbere que garantem uma longevidade produtiva", completa ele.

Segundo ainda o veterinário, são animais de estrutura forte e equilibrada e com aprumos naturalmente corretos e cascos fortes que permitem os deslocamentos constantes à procura de alimentos. Sendo animais rústicos e mais resistentes ao carrapato,apresentam menos transtornos metabólicos e dispensam a utilização de tantas medidas de conforto e de medicamentos, favorecendo assim uma produção de menor custo e maior qualidade.
 

Os bovinos Guzolando estão demonstrando ter o perfil ideal para o criatório do Nordeste.

Mais informações
Grupo Edson Queiroz
Fazenda Teotônio
Município de Madalena
Telefones: (88) 3402.2600
(88) 9232.8980


(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Governo inicia capacitação do programa Garantia Safra

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza a partir desta quinta feira (29), uma série de encontros de capacitação do Programa Garantia-Safra com os parceiros municipais, promovida pela Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (COCRED) da SDA.

Serão sete encontros e a primeira capacitação será no município de Limoeiro do Norte, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais.  Segundo o coordenador da COCRED, Arimatéia Gonçalves, “nós vamos capacitar  e atualizar os secretários de agricultura dos municípios, técnicos das Ematerce, das Prefeituras Municipais e lideranças dos movimentos sociais” .

Em Fortaleza, o encontro acontece nesta sexta feira (30) e pretende reunir representantes do Litoral Leste, Região Metropolitana, Maciço de Baturité e Sertões de Canindé. Depois o seminário segue para  Crateús (04/09), Sobral (5/09), Itapipoca (6/09), Milagres (10/09), Iguatu (12/09) e por fim Quixeramobim (13/09).

(Com informações do site da SDA)


Vamos Nós - Nesta sexta-feira 30, estaremos em Fortaleza acompanhado por técnicos da secretaria da Agricultura de Madalena, participando da reunião direcionada aos municípios dos Sertões de Canindé.

População brasileira ultrapassa marca de 200 milhões, diz IBGE

Dado se refere a 1º de junho e foi publicado no Diário Oficial da União

O Brasil tem uma população estimada em 201.032.714 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado, referente a 1º de junho deste ano, foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (29).

Na resolução, assinada pela presidente do instituto, Wasmália Socorro Barata Bivar, estão as estimativas populacionais de todos os municípios do país. Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com 43,6 milhões de residentes.
 
O estado de Minas Gerais tem 20,5 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, com 16,3 milhões de habitantes. Bahia tem 15 milhões de pessoas, o Rio Grande do Sul, 11,1 milhões, e o Paraná, 10,9 milhões.

A cidade de São Paulo é a que possui a maior população do país: 11,8 milhões (número maior que o de 22 estados do país e do Distrito Federal).

(G1)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Madalena recebe equipe da SRH para apresentação do programa "Água Doce"

O Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Madalena, realiza a partir das 14:30h desta quinta-feira 29, no auditório da casa Cardeal Guarino, reunião com a participação de autoridades municipais, lideranças comunitárias, sindicatos, defesa civil, e a população em geral, para apresentação do programa federal “Água Doce”.

O encontro será coordenado por técnicos da SRH que farão uma explanação sobre o programa, que visa aumentar a oferta de água de boa qualidade para o consumo humano, através da implantação de dessalinizadores.

Dos objetivos do programa
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

O núcleo do PAD no Ceará está sob a coordenação da secretaria estadual dos Recursos Hídricos.

A participação dos municípios é considerada fundamental, principalmente na identificação das comunidades a serem beneficiadas pelo PAD. A iniciativa também trabalha em conjunto com outras ações do governo federal, como o Programa Água para Todos do Ministério da Integração.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pecnordeste realiza III encontro de secretários municipais de Agricultura

Numa parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará-SDA, será realizado no dia 3 de setembro, a partir das 13hs, o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura, Auditório 3 - Mezanino I, no Centro de Eventos do Ceará.

A abertura será feita pelo Presidente do Comdetec e Secretário de Agricultura de São Luis do Curu, Hélio Chaves Bastos.

(Com informações do portal do Sistema Faec/Senar)

Médicos estrangeiros são hostilizados em Fortaleza

Os 95 médicos estrangeiros que iniciaram nesta segunda-feira (26) o treinamento do programa Mais Médicos em Fortaleza foram hostilizados por cerca de 50 profissionais cearenses da área que faziam uma manifestação na entrada da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), no Meireles. O alvo do protesto era o grupo de 79 médicos de Cuba que farão o curso. Na saída, os estrangeiros e as autoridades foram vaiadas, xingadas e provocadas pelos manifestantes.

Com início do protesto, as portas da ESP-CE foram fechadas. Apenas os participantes do evento e a imprensa puderam entrar. A atitude revoltou os médicos cearenses, que batiam nos vidros da entrada do local. “Estão nos tratando como marginais”, disse o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), José Maria Pontes. Com palavras de ordem, o grupo exigia que os estrangeiros fizessem o Revalida, exame destinado aos médicos que obtiveram diploma no exterior e querem atuar no Brasil.

Após a solenidade de abertura do treinamento, todas as saídas da escola foram cercadas, impedindo a saída dos participantes por cerca de uma hora. A Polícia Militar solicitou que os médicos cearenses liberassem a saída. O presidente do sindicato pediu para os colegas formarem um corredor para vaiar os cubanos e as autoridades. “Os médicos não são violentos. Vaia não é violência e eles vão receber a maior vaia da vida deles”, disse José Maria Pontes.

Quando as portas abriram, além da gritaria houve insultos aos estrangeiros, acusados de virem ao Brasil para fazer um trabalho escravo. O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, foi o mais vaiado e recebeu ofensas pessoais de alguns médicos cearenses.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

Vamos Nós
- Comportamento indigno para quem exerce missão tão sublime!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dilma demite ministro das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixou o cargo nesta segunda-feira. Ele caiu após o diplomata brasileiro Eduardo Saboia patrocinar a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina de seu país.

Assumirá a pasta o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, representante do Brasil na ONU (Nações Unidas) e que foi coordenador da cúpula ambiental Rio+20.

Segundo assessores presidenciais, Dilma ficou irritada ao ser pega de surpresa com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil na Bolívia no embarque do senador, condenado a um ano de prisão por corrupção. Ele estava abrigado na embaixada do Brasil havia 15 meses.

Patriota foi chamado para uma conversa com a presidente no início da noite desta segunda-feira no Palácio do Planalto.

A versão do Planalto e do Itamaraty é de que o governo não autorizou e nem sequer sabia da operação para retirar Molina do país vizinho. O senador não podia sair do prédio por falta de um salvo conduto do governo boliviano.
 

Em junho deste ano, o Itamaraty, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria Geral da República se posicionaram contra conceder asilo político ao senador boliviano, que queria deixar a Bolívia rumo ao Brasil de carro.

Patriota irá para o posto de Figueiredo na ONU, que ele ocupava havia poucos meses. Curiosamente, seu irmão Guilherme Patriota, que também é diplomata e trabalhava com o assessor da assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, havia sido nomeado para um cargo na representação brasileira nas Nações Unidas recentemente.

O novo chanceler foi o coordenador, do lado brasileiro, da reunião ambiental Rio+20, ocorrida no ano passado. Naquela ocasião, ele ganhou muitos elogios no Planalto --diferentemente de Patriota, cuja gestão do encontro internacional foi considerada muito ruim por Dilma Rousseff.
 

Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado
assumirá ministério das Relações Exteriores
O primeiro compromisso internacional de Figueiredo será a reunião da Unasul, no Suriname, no próximo sábado (30). Até lá, segundo previsão do Planalto, ele já deverá ter sido oficialmente empossado.
 

Segundo nota da Presidência da República, Dilma "agradeceu a dedicação e o empenho do ministro Patriota nos mais de dois anos que permaneceu no cargo".
 

Veja a íntegra da nota oficial:
 

"A presidenta Dilma Rousseff aceitou hoje, 26, o pedido de demissão do ministro Antonio de Aguiar Patriota, e indicou o representante do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, para ser o novo ministro das Relações Exteriores. A presidenta agradeceu a dedicação e o empenho do ministro Patriota nos mais de dois anos que permaneceu no cargo e anunciou a sua indicação para a Missão do Brasil na ONU.

Façamos a nossa parte!

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Madre Teresa de Calcutá

Ministro da Fazenda nega previsão de aumento de combustíveis

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta segunda-feira (26) que haja previsão de aumento dos combustíveis vendidos pela Petrobras. Segundo ele, não há alta prevista e a inflação está sob controle. 
 

“A dona de casa pode ficar tranquila que [a inflação] está sob controle. Não permitiremos que haja grandes repasses [de preços] ou que haja contágio da questão cambial na inflação. Não é certo que a Petrobras tenha aumento. Não sei quem falou isso, não há decisão nenhuma a esse respeito, portanto, não há aumento previsto”, disse o ministro, após encontro com líderes empresariais.

Quanto ao preço do dólar, Mantega ressaltou que, diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando o governo tomou medidas para elevar o valor da moeda estrangeira, no momento, o mercado é que está sendo responsável pela desvalorização do real.


No entanto, destacou Mantega, caso o momento de alta do dólar perdure por muito tempo, o governo poderá agir nas tarifas de importação. “Temos de ver primeiro a duração [da alta do dólar]. Pode durar um tempo curto e acabar. Se durar um tempo mais longo, veremos o que tem de ser feito. Por exemplo, redução de tarifa de importação de produtos, de modo a contrabalançar a elevação. Isso será feito”, afirmou.

(Com informações da Agência Brasil)

domingo, 25 de agosto de 2013

sábado, 24 de agosto de 2013

Campanha pretende atualizar vacinação de 14,4 milhões de crianças

Começou neste sábado (24) a campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos. A campanha vai até dia 30. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis. A meta é vacinar as crianças que não estiverem com a caderneta em dia. O público nessa faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou hoje do Dia D de Mobilização da campanha nacional em um centro de saúde na Cidade Estrutural, região administrativa do Distrito Federal. “Hoje começamos a campanha de atualização das vacinas. Os pais têm que levar sua criança de até 5 anos ao posto de saúde. Leva a caderneta de vacinação e, se não tiver a caderneta, leva só a criança. São vacinas para quase 20 doenças, oferecidas pelo Sistema Único de Saúde [SUS] e os profissionais vão ver se a criança está com a vacina em dia ou não”, disse Padilha.

(Com informações da Agência Brasil)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ministro da Agricultura abre Pecnordeste e assina certificação de zona livre da febre aftosa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Antônio Eustáquio Andrade, vem à Fortaleza, no próximo dia 3 de setembro, assinar a portaria que decreta o Ceará como livre de aftosa com vacinação.

“O Ceará cumpriu todas as exigências estabelecidas pelo MAPA nas últimas campanhas de vacinação. Agora vamos ampliar os negócios agropecuários e melhorar o padrão genético do nosso rebanho”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário.

A assinatura será durante a abertura da XVII edição do Pecnordeste.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Deputado contesta ações de desarmamento

O principal debate na sessão de ontem da Assembleia Legislativa foi sobre o brasileiro não poder estar armado

Deputados estaduais cearenses retomaram um debate que há muito tempo estava adormecido no plenário da Casa: a política de desarmamento no Brasil. Alguns parlamentares criticaram a medida, que segundo eles, só tem servido para aumentar o número do tráfico de armas no País, fortalecer a bandidagem e deixar indefesa a população. Enquanto isso, outros condenaram a defesa de armamento da população, visto que a sociedade não está preparada para fazer uso dessas munições.

"Sob o manto de proteger a população, a política do desarmamento expõe o cidadão a violência sem lhe dar o direito de defesa", disse o republicano Manoel Duca, lembrando que o projeto de desarmamento demonstra ser uma ação "derrotada" e "inócua" deixando a população órfã de segurança.

Segundo ele, milhões foram gastos para tentar desarmar as pessoas, mas não há preocupação em acabar com o aumento do tráfico ilegal de armamento pesado, o que acaba por "punir" a população que não ver os índices de violência diminuírem, no País e no Ceará. "Foi fácil retirar as armas das pessoas de bem, pois essas pessoas estão sendo alvos de marginais. Elas tinham esperança de que a violência fosse estancada, e ao contrário, a violência aumentou e muito. Quanto mais se prende os marginais armados, mais armas aparecem", reclamou.

Ele citou o mapa da violência 2013, que demonstrou que os gastos e os desarmamentos não diminuíram o aumento de mortes com armas de fogo, ou seja, enquanto a população foi desarmada "a bandidagem continua armada". O deputado relatou ainda o aumento em assaltos a bancos, ataques a carros blindados, assim como a helicópteros da Polícia, além de inúmeros assaltos e assassinatos de policiais em confronto com criminosos fortemente armados.

"Vivemos em um País em que os valores muitas vezes se investem e isso tem causado o aumento da criminalidade e o Estado protetor mostra-se ineficiente e por isso teima em criar programas emergentes que não conseguem atingir seus reais objetivos", criticou ele, reclamando ainda que o programa de desarmamento está apenas "iludindo a população".

Defesa

Duca lembrou que em 2011 já tratava do tema, defendendo a necessidade do cidadão de portar arma para a sua defesa e de sua família. Osmar Baquit (PSD), corroborando com o republicano, disse que lugares mais afastados da Capital são alvos de roubos constantes e no caso de fazendeiros, desarmá-los é complicado, visto que a segurança tem maior dificuldade de chegar lá.

"A situação é desigual, porque o cidadão está desarmado e os bandidos cada vez mais bem armados. Ou a gente tem uma ação mais eficaz de desarmar os bandidos ou não temos como saber aonde isso vai dar. O homem do sertão está desprotegido com dois ou três policias nas cidades, não tem como se socorrer e se tiver arma ele será preso", reclamou o deputado Osmar Baquit.

O peemedebista Neto Nunes também criticou a falta de proteção dos cidadãos de municípios mais distantes de Fortaleza e disse que as pessoas que moram em tais regiões não podem estar à mercê da sorte e que por isso deveriam ter o direito ao porte de armas para protegerem suas áreas. Manoel Duca ressaltou ainda que existe um Projeto de Lei de Rogerio Peninha Mendonça, tramitando na Câmara Federal, tratando do estabelecimento de novas regras para a proposta vigente atualmente. "Como é que pode o nosso produtor rural não poder ter sua espingardinha para proteger sua ovelha, seu bode, e enquanto isso a Polícia não tem competência para coibir as ações dos bandidos?"

Reagindo

Vasques Landim (PR) também reclamou da burocracia para o cidadão comum conseguir uma arma, enquanto o tráfico de armas "corre solto" em todo o País, por isso, defende ele, que o Estatuto do Desarmamento é uma "letra morta". Contrariando as falas de seus pares, a deputada Fátima Leite (PRTB) disse que a política de desarmamento foi crucial para a defesa do cidadão.

Mirian Sobreira (PSB) também se contrapôs às falas de Manoel Duca e disse que o cidadão comum ainda não está pronto para andar armado. "Os policiais estão morrendo porque estão reagindo em assaltos e olhe que eles são preparados. Eu acho que isso tem que ser uma discussão mais ampla. Eu sugeriria mais políticas públicas para o cidadão".

Augustinho Moreira (PV) foi outro que criticou as colocações do republicano e lamentou o fato de seu colega estar "desacreditando" no Poder Público. Ele ressaltou que o necessário é dar sugestões para o Estado agir e não querer transformar o País em um "faroeste", armando toda a população.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Caravana de Madalena no Pecnordeste 2013

A XVII edição do Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), acontecerá entre os dias 03 e 05 de setembro no Centro de Eventos do Ceará e terá como tema, "Viver Bem no Semiárido". De acordo com o coordenador Geral do evento e primeiro vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará - FAEC, Paulo Hélder Alencar Braga, à mostra tem como objetivo apresentar para os produtores as ferramentas necessárias para enfrentar as adversidades climáticas características da região.

Programação

Neste ano, a feira conta com uma extensa programação técnico-científica de capacitação, com a presença dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura e da Suinocultura.

Negócios

A expectativa é que o evento deva movimentar R$ 30 milhões em negócios, representando um incremento de aproximadamente 10%, com relação ao ano passado.

Caravana de Madalena

Caravanas de produtores rurais de diversos municípios cearenses e também de outros estados estarão participando do evento. O município de Madalena estará presente com uma caravana composta por produtores rurais, diretores do Sindicato Rural do município e técnicos da secretaria municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Desigualdade

O Jornal Nacional da Rede Globo de televisão, levou ao ar na edição desta segunda-feira, matéria mostrando produtores do Mato Grosso estocando milho a céu aberto, por falta de armazéns para guardar a super safra. O preço da saca de milho no Mato Grosso é de pouco mais de R$ 10,00.

Enquanto isso, criadores do Ceará e dos demais estados nordestinos atingidos pela seca, recebem quantidades inferiores as cotas estipuladas pela Conab para cada produtor por falta do produto.

Debate medíocre

Deputado estadual do Ceará em rede nacional, argumentar em tom de deboche que o governo do estado não poderia servir buchada e paçoca (iguarias tipicamente cearenses) para seus convidados, como justificativa para contratação de um buffet com cardápio exótico, é um desrespeito a cultura e a culinária cearense.

Por outro lado, deputado oposicionista ao criticar tal contração, afirmar que o povo do interior cearense está passando fome e comendo "calango", além de ser uma declaração infeliz, que não condiz com a verdade, descamba para a demagogia barata, contribuindo para alimentar a visão preconceituosa de alguns brasileiros de regiões mais abastadas, de que somos um povo miserável.

César Barreto lança “Na Boca do Becco” em Fortaleza

No próximo dia 13 de setembro, o engenheiro, escritor e superintendente adjunto do DER, César Barreto, lança mais uma obra literária de sua autoria. Trata-se de “Na Boca do Becco”.
Em sua obra, César Barreto nos brinda com as histórias que envolvem o tradicional Becco do Cotovelo, localizado no coração de Sobral. O evento acontecerá em Fortaleza, no Náutico Atlético Cearense, na Avenida Abolição, 2727, a partir das 19 horas.

Fonte: Blog Quixeramobim Agora

Vamos Nós - Agradecer ao engenheiro e escritor César Barreto pelo honroso convite que nos enviado para o lançamento de mais uma obra literária de sua autoria.

domingo, 18 de agosto de 2013

Cearense é o 10º colocado na lista dos bilionários da Revista Forbes

O empresário Eike Batista não está mais na lista dos mais ricos da Forbes, divulgada neste domingo pelo jornal O Estado de S. Paulo. Na lista, o cearense Ivens Dias Branco aparece em 10º lugar, com uma fortuna de R$ 9,6 bilhões.

A revista apresentou a lista dos 15 brasileiros mais ricos. O destaque foi para a queda de Eike Batista no ranking. Ele já foi o mais rico do País, em 2012, com US$ 30,26 bilhões. Caiu para o quinto lugar no Brasil e o centésimo no mundo, e agora está fora da lista este ano.

A Forbes chamou Eike de "maior perdedor brasileiro" e citou as empresas do Grupo EBX como as que mais perderam dinheiro na bolsa de valores. O ranking dos 124 bilionários brasileiros será divulgado na próxima edição da Forbes Brasil.

Lista dos brasileiros bilionários:

1ºJorge Paulo Lemann (R$ 38,2 bilhões)
2º Joseph Safra (R$ 33,9 bilhões)
3º Antônio Ermírio de Moraes e família (R$ 25,6 bilhões)
4º Marcel Herrmann Telles (R$ 19,5 bilhões)
5º Roberto Irineu Marinho (R$ 17,3 bilhões)
6º João Roberto Marinho (R$ 17,3 bilhões)
7º José Roberto Marinho (R$ 17,1 bilhões)
8º Carlos Alberto Sucupira (R$ 16,8 bilhões)
9º Norberto Odebrecht e família (R$ 10,1 bilhões)
10º Francisco Ivens de Sá Dias Branco (R$ 9,6 bilhões)
11º Walter Faria (R$ 9,1 bilhões)
12º Aloysio de Andrade Faria (R$ 8,2 bilhões)
13º Abílio dos Santos Diniz (R$ 7,9 bilhões)
14º Giancarlo Civita e família (R$ 7,7 bilhões)
15º Renata de Camargo Nascimento, Regina de Camargo Oliveira Pires e Rosana Camargo de Arruda Botelho (Cada uma com R$ 7,5 bilhões)

(Entre os empreendimentos do cearense Ivens Dias Branco está a famosa Fábrica Fortaleza, de massas e biscoitos)

sábado, 17 de agosto de 2013

Dilma indica novo procurador-geral da República

A presidente Dilma Rousseff indicou neste sábado (17), Rodrigo Janot para ser o novo procurador-geral da República, e suceder Roberto Gurgel, que deixou o cargo nesta semana após quatro anos de mandato.

Rodrigo Janot liderava a lista tríplice encaminhada pela Associação Nacional dos Procuradores à presidente. De acordo com nota divulgada pela Presidência da República, Dilma Rousseff “considera que Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição”.

Janot é subprocurador-geral desde 2003. Procurador da República desde 1984, é mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em direito do consumidor e meio ambiente pela Escola Superior de Estudos Universitários de S. Anna, na Itália. Foi presidente da associação dos procuradores entre 1995 e 1997 e integrou a lista tríplice de 2011.

Fonte: Agência Brasil

Acidente deixa vítima fatal em Quixeramobim

Um acidente ocorrido por volta das 4h45min deste sábado, 17, na rotatória próximo a sede da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim, deixou uma vítima fatal.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motociclista Salviano Patrício de Almeida, 55 anos, colidiu com uma bicicleta no local.

Apenas Salviano saiu gravemente ferido, tendo sofrido traumatismo craniano encefálico. O Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a vítima ao Hospital Regional Dr. Pontes Neto, mas ela não resistiu aos ferimentos e faleceu. Os bombeiros não souberam dizer se Salviano usava capacete na ocasião do acidente.

A vítima era bastante conhecida na cidade. Trabalhava na Secretaria de Infraestrutura e desempenhava a função de fiscal do setor de limpeza pública.

Fonte: Blog Quixeramobim Agora

Nossos pêsames à família enlutada!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Apenas Madalena e mais sete municípios cearenses tem comissões de estatísticas Agropecuárias instaladas

As Comissões surgiram para unificar e precisar os dados agropecuários nos municípios brasileiros

 A adesão por parte das Prefeituras e instituições não governamentais ligadas à agropecuária às Comissões Municipais de Estatísticas Agropecuárias(Comeas) está em baixa. É o que alerta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pelas reuniões mensais nas cidades cearenses. Dos 184 municípios, apenas oito (4,34%) possuem efetivamente a comissão: Caucaia, Maranguape, Pacajus, Canindé, Pindoretama, Horizonte, Madalena e Caridade.

A falta de uma Comea nos municípios pode gerar um impacto econômico negativo à região. Para a supervisora estadual de estatísticas agropecuárias do Ceará, do IBGE, Regina Lúcia Feitosa Dias, sem a comissão, os dados podem não ser tão precisos, correndo ainda o risco de não refletirem a realidade do município. Isto também pode acarretar na falta do repasse real de incentivos e benefícios concedidos à prefeitura e aos produtores e agricultores.

Vantagens
Ela destaca que os dados imprecisos podem dificultar nas conquistas de vantagens ofertadas tanto pelo governo federal quanto pelas instituições bancárias. "Para as Prefeituras, está no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) que é realizado com base nos dados oficiais referentes, por exemplo, à área plantada do município dividida pela área total do Estado, e também a melhor estruturação de políticas públicas para a área rural. Quanto aos produtores e agricultores, as instituições financeiras utilizam as estatísticas oficiais para calcular e viabilizar o financiamento rural e seguro agrícola", diz.

Para que as informações sejam alinhadas e as vantagens concedidas plenamente, as Comeas devem se reunir mensalmente em seus respectivos municípios, e os encontros devem ocorrer entre um representante do IBGE e especialistas da agropecuária local. As reuniões têm por objetivo o repasse de informações voltadas ao setor como área plantada e área de colheita, produção agrícola, rendimentos agrícolas, fase de cultivo e preço do produto agrícola.

Participam desse grupo, além do técnico do IBGE, representantes da Prefeitura, na área da agricultura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos bancos financiadores, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), dos sindicatos dos trabalhadores e produtores rurais.
 

Juntos, eles definem as estimativas agrícolas oficiais, que serão ainda validadas pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (Gcea), do IBGE. É a partir desses dados oficiais que o Ministério de Desenvolvimento Agrário, através das respectivas secretarias, e as instituições financeiras concedem ou não as vantagens ao governo municipal, produtores e aos agricultores rurais.

Comissões
A Comea é um sistema criado pela Resolução 352, de 13 de abril de 1973, do Conselho Diretor do IBGE. Ela surgiu para melhorar a precisão e a unificação dos dados agropecuários nos municípios brasileiros. A Resolução criou também as Coreas (Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias) e o Gcea.
 

As três instâncias, municipal, regional e estadual, dão suporte à Comissão Especial de Planejamento, Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (Cepagro) que planeja, controla, avalia e acompanha as estatísticas em nível nacional.
 

Mais informações
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Telefone: (85) 3464.5375
Secretaria do Desenvolvimento Agrário - (85) 3101.8105

(Com informações de matéria publicada no caderno Regional do jornal Diário do Nordeste do dia 08 de agosto)

Prazo de entrega do ITR 2013 começa em 19 de agosto

Instrução Normativa com as regras para Declaração do Imposto foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União
                
Começa no dia 19 de agosto o prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2013.

A apresentação deste documento deve ser feita junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil, e é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que sejam proprietárias de imóveis rurais, titulares do domínio, ou possuidoras, a qualquer título, incluindo aquelas que somente usufruem do imóvel. 


As regras para o ITR 2013 estão na Instrução Normativa (IN) 1.380. Quem não fizer a declaração ficará impedido de tirar a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de compra ou venda de propriedade rural e para a obtenção de financiamento agrícola. A data final para declarar o imposto é 30 de setembro. 

A declaração deve ser feita por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, relativo ao exercício de 2013, que estará disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). 

ÁREAS DE INTERESSE AMBIENTAL
 – O proprietário também deve entregar, até 30 de setembro, o Ato Declaratório Ambiental (ADA), que serve para comprovar a existência de áreas de interesse ambiental em sua propriedade. Estas áreas são classificadas como “não tributáveis” ficando, portanto, isentas do ITR.

São áreas de interesse ambiental: Áreas de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais (RLs), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Interesse Ecológico, Servidão Ambiental, Cobertas por Floresta Nativa e Alagadas para constituição de reservatório de usinas hidrelétricas. Por meio do ADA, também é possível ter redução da alíquota para as áreas de manejo florestal.

Para entregar o ADA, o interessado deve preencher um formulário eletrônico do Sistema ADAWeb, que pode ser acessado no site do IBAMA. Nele, o proprietário rural informa seus dados, como o CPF ou CNPJ, senha e autenticação a respeito das informações ambientais que serão apresentadas ao Ibama. As declarações retificadoras referentes ao ADA deverão ser entregues até 30 de dezembro.

PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE MADALENA
A partir da próxima segunda-feira 19, a secretaria municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente esatará disponibilizando servidores para auxiliarem os proprietários rurais do município de Madalena na declaração do ITR.

Vandalismo deixa rastro de destruição em Fortaleza

Três agências bancárias foram depredadas; muros e ônibus foram pichados em ato pela mobilidade urbana

Ao contrário do que vem acontecendo nas manifestações no País, o protesto ocorrido ontem entre os bairros Aldeota e Cocó não terminou em vandalismo. Desta vez, os atos de destruição começaram logo no início da mobilização. Agências bancárias e lojas foram depredadas ao longo do caminho entre a Praça Portugal e a residência do prefeito Roberto Cláudio. O movimento, que pedia "mobilidade urbana sustentável", foi dispersa quando a Polícia cercou o grupo com bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo.

Após a concentração na Praça Portugal, por volta das 15h45, cerca de 300 manifestantes fecharam a Av. Desembargador Moreira e, ao chegar na Av. Santos Dumont, um grupo menor começou a jogar pedras contra uma agência bancária. Outras pessoas gritavam "Com vandalismo! Com vandalismo!", e "Me representa! Me representa!" durante a depredação. Logo depois, outra agência bancária foi atingida. Desta vez, a maioria dos manifestantes repreendeu a ação com vaias.

Ao longo da Av. Santos Dumont, vários muros foram pichados. "Destrua o que te destrói" e "Fora Cid" foram algumas das frases escritas nas paredes. No caminho, quem acompanhava o movimento em janelas era alvo de gritos de alguns jovens com o rosto coberto.

Os manifestantes mascarados iam à frente do grupo, parando o trânsito. "Para! Não passa!", gritavam aos motoristas. No cruzamento da Avenida Santos Dumont com Rua Professor Dias da Rocha, um ônibus foi atacado com pedras e chutes. A esta altura, duas viaturas da Polícia acompanhavam o grupo. Quando a manifestação chegou no cruzamento com a Via Expressa, quatro veículos do Choque faziam uma barreira e os atos de vandalismo cessaram.

Originalmente, o grupo pretendia seguir até o acampamento no Cocó, instalado no local do Parque do Cocó onde a Prefeitura de Fortaleza pretende construir dois viadutos. Entretanto, segundo alguns manifestantes os acampados pediram para que o destino da passeata mudasse para "evitar repressão" da Polícia. Foi então que o grupo seguiu em direção à residência do prefeito de Fortaleza.

Entretanto, o Batalhão de Choque fazia uma barreira próximo ao condomínio do gestor. Impedidos de continuar, os manifestantes decidiram caminhar até a Praça da Imprensa, voltando pela Av. Santos Dumont.

Confira vídeo


Violência

Foi aí que os atos de vandalismo recomeçaram. Uma terceira agência bancária foi depredada, muros foram pichados e placas de sinalização arrancadas e jogadas na rua. Obstáculos chegaram a ser colocados na pista, mas logo foram retirados por pessoas que passavam no local.

No cruzamento com a Rua Valdetário Mota, houve o primeiro confronto com policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da Força Nacional de Segurança (FNS). O grupo desviou em direção ao Terminal do Papicu e, ao chegar à Via Expressa, o confronto se acirrou. A Polícia começou a atirar balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Os manifestantes fecharam a via com contêineres de lixo e jogaram pedras nos agentes. O conflito seguiu pela Avenida Padre Antônio Tomás, onde lojas foram atingidas por pedras, até o cruzamento com a Rua Coronel Jucá, quando a manifestação foi cercada pela Polícia.

O grupo dispersou, algumas pessoas foram abordadas mas ninguém foi preso. Segundo o comandante do BPChoque, major Alexandre Ávila, 80 policiais participaram da ação. Parte dos manifestantes se reuniu novamente e seguiu para o acampamento no Cocó, onde havia atividades artísticas e culturais.

TensãoPedras e chutes
Cerca de 300 pessoas saíram da Praça Portugal. Manifestantes mascarados caminhavam na frente e paravam o trânsito. Lojas e uma concessionária também foram depredadas por vândalos. No cruzamento com a Rua Valdetário Mota, houve o primeiro confronto com policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da Força Nacional de Segurança (FNS) Fotos: José Leomar/Bruno Gomes

Imprensa é hostilizada por policiais e manifestantesAo longo do protesto, repórteres do Diário do Nordeste foram hostilizados com acusações de serem "P2" (policiais infiltrados). Em todos os casos, os manifestantes acusavam a reportagem de estar passando informações à Polícia. "Não estou a fim de levar mão na cara de graça!", disse um manifestante, intimidando o trabalho da reportagem.

Outro repórter também foi abordado por duas vezes por pessoas que transmitiam o ato pela internet e se diziam da "Mídia Ninja". Acusado de ser um policial, o jornalista foi ameaçado. No chat da transmissão, pediam que para mostrar bem seu rosto para divulgar a imagem.

A intimidação também partiu da Polícia. Após a dispersão, os jornalistas se aproximaram dos manifestantes. Um policial pediu que saíssem. Ao afirmar que eram da imprensa, repórteres tentaram mostrar a identificação. "Quem mostrar crachá vai levar borracha", disse o agente.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Desembgargador suspende liminar que bloqueava recursos da prefeitura de Madalena

Por decisão do Desembargador Francisco Pedrosa Teixeira do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará foi suspensa a liminar que bloqueava recursos da prefeitura municipal de Madalena. A decisão do magistrado ocorreu no final da tarde desta quinta-feira 15.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Péssimo exemplo

Os vereadores Carlos Mesquita (PMDB) e João Alfredo (Psol) protagonizaram bate-boca na manhã desta quarta-feira, 14, na Câmara Municipal de Fortaleza. A discussão ocorreu após João Alfredo exibir fotos e vídeos, alegando agressão da Guarda Municipal a manifestantes durante a desocupação do Cocó, na última quinta-feira, 8.

“Vá se lascar. Idiota, cretino”, disse Carlos Mesquita em direção a João Alfredo. Mesquita  usou ainda o termo “otário” e disse que não tinha falado “porra nenhuma” enquanto João Alfredo fazia seu pronunciamento. João Alfredo chamou Mesquita de “sem moral” e “puxa saco” e disse para o vereador “se dar ao respeito”.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quixeramobim comemora 157 anos

Quixeramobim, terra mãe do município de Madalena, comemora nesta quarta-feira (14), 157 anos.

Quixeramobim foi elevada a categoria de cidade através da lei provincial nº 770, de 14 de agosto de 1856. 


Por sua localização geográfica é considerada a cidade coração do Ceará. 

Parabéns ao hospitaleiro povo do querido município de Quixertamobim!

Pecnordeste 2013

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Banco do Brasil tem lucro líquido de R$ 7,47 bilhões no 2º trimestre

Aumento foi de 148,4% em relação ao mesmo período de 2012, no semestre, ganhos somaram R$ 10 bilhões - maior lucro da história.

O Banco do Brasil anunciou ter registrado lucro líquido de R$ 7,47 bilhões no segundo trimestre de 2013 - alta de 148,4% frente ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela venda de ações de sua área de previdência, seguros e capitalização. Nos primeiros três meses de 2013, o lucro havia sido de R$ 2,557 bilhões.

Nos primeiros seis meses do ano, os ganhos do Banco do Brasil somaram R$ 10 bilhões, de acordo com a instituição financeira.

Segundo a consultoria Economatica, esse é o maior lucro da história dos bancos brasileiros para o primeiro semestre, passando na frente do registrado pelo Itaú Unibanco nos primeiros seis meses de 2013, de R$ 7,2 bilhões.

Vamos Nós -
A pergunta que não quer calar é a seguinte: O atendimento dispensado pelo BB aos seus clientes está proporcional ao seu lucro bilionário?

Nota de pesar

Faleceu ontem em Fortaleza o comerciante madalenense, João Soares de Oliveira, popularmente conhecido como João Caetano, que por muitos anos atuou no comércio de Madalena e atualmente estava radicado em Fortaleza.

Ao chegar de Fortaleza o corpo será velado na residência do senhor Zeca Caetano no bairro Santa Terezinha em Madalena e o sepultamento previsto para acontecer as

17:30h desta terça-feira (13), no cemitério local.

João Caetano era um comerciante conhecidíssimo em Madalena e integrante de uma tradicional família do município, nossos pêsames a família enlutada na pessoa do seu filho, Júnior Caetano, comerciante estabelecido no centro da cidade de Madalena.

domingo, 11 de agosto de 2013

Pai, a certeza de um amigo para sempre!

Falece aos 87 anos Dom Rufino, primeiro bispo da diocese de Quixadá

Faleceu no início da tarde deste sábado (10), em Teresina, capital do estado do Piauí, onde se encontrava internado, Dom Joaquim Rufino do Rêgo, 87 anos, bispo emérito da diocese de Parnaíba e primeiro bispo da diocese de Quixadá. O velório acontece na cidade de Parnaíba, e o sepultamento está previsto para a tarde deste domingo (11).

Dom Rufino, piauiense da cidade de Picos, tomou posse na diocese de Quixadá na data de sua instalação, 20 de agosto de 1971, onde permaneceu até 02 de abril de 1.986.


Dom Rufino foi sucedido pelo bispo italiano, Dom Adelio Giuseppe Tomasin, atualmente está frente da diocese de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli, também de origem italiana.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Produtor da comunidade de Olho D'água dos Barros em Madalena dá exmplo de como conviver com a seca

A dedicação aliada a perseverança e a sensibilidade para assimilar tecnologias simples, eficiente e de baixo custo estão fazendo com que o agricultor familiar Antoniel Barbosa Barros, residente na localidade de Olho D'água dos Barros, distante 22 km da sede do município de Madalena, esteja conseguindo alcançar em pleno período de seca, bons resultados (produção e renda) com o projeto Mandalla implantado em sua propriedade, com aporte financeiro via SDA e assistência técnica do município, explorando uma área de 2.500m², na qual o agricultor cultiva diversas culturas, algumas delas já em fase de produção, como coentro, cebolinha, couve, pimentão, jerimum e batata doce, outras como, mamão, maracujá, banana, milho e feijão com previsão de produção para breve. A água utilizada, de boa qualidade, proveniente de um poço amazonas, assegura a viabilidade do projeto. A renda mensal obtida atualmente pelo agricultor familiar Antoniel Barros, é de R$ 800,00, com expectativa de ultrapassar R$ 1.000,00 nos próximos meses.

Viabilidade, parceria e assistência técnica
De acordo com o Técnico Agropecuário da secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Madalena, Roberto Oliveira, que acompanha semanalmente o projeto desde a fase da sua implantação, o exemplo do senhor Antoniel Barbosa Barros deve ser seguido por outros agricultores.

Para o secretário municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Chico  Almir, as  Mandallas são viáveis, desde que haja interesse e disposição por parte dos produtores e apoio governamental acompanhado de assistência técnica de qualidade, como acontece na propriedade do senhor Antoniel em Olho D'água dos Barros. Ainda de acordo com o secretário, as Mandallas devem ser implantadas nas comunidades onde existam fontes d'agua que possam assegurar a execução dos projetos nos períodos de estiagem, já que nos locais que são atingidos com colapso d'água durante a estiagem, os projetos tornam-se inviáveis, "fato que nos motiva a lutar incansavelmente pela construção de mais reservatórios no interior do município, como pequenos açudes, poços artesianos e amazonas", disse o secretário. 

Objetivos do Projeto

O Projeto Mandalla está relacionado à agricultura familiar autossustentável e utiliza uma tecnologia simples, eficiente e de baixo custo. Este sistema incentiva, ainda, o agricultor vender na cidade sua produção excedente e melhorar, assim, a renda familiar. Mais do que a complementação financeira, isto tem feito com que chefes de família resgatem sua dignidade, contribuindo também para a fixação das famílias no campo. O projeto tem como foco quatro pontos básicos: * Resgate da dignidade humana; * Garantia da qualidade de vida; * Produtividade econômica; * Equilíbrio ambiental.

              Comunidade de Olho D'água dos Barros, Madalena - Ceará
      
(Assessoria de Comunicação/Fotos: Roberto Oliveira)

Ceará conquista zona livre de aftosa com vacinação

O Estado cumpriu todas as exigências do Governo Federal com as campanhas de imunização do rebanho

Está previsto para o próximo dia 21, o anúncio de que o Ceará obterá a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de zona livre de febre aftosa com vacinação. A portaria de reconhecimento nacional será assinada pelo titular do Mapa, ministro Antônio Andrade, em solenidade com local e horário a serem definidos.

Para obter o status de zona livre com vacinação foi necessário alcançar altos índices de imunização contra a febre aftosa. Essa era a principal exigência do Mapa. Em 2012, o Ceará bateu todos os recordes e vacinou 93,99% do rebanho. Na primeira etapa deste ano, um novo recorde foi quebrado e 94,62% dos animais foram imunizados.

A meta estabelecida pelo Ministério era que, pelo menos, 90% do rebanho recebessem a vacina em 80% das propriedades do Estado.

De acordo com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, Augusto Júnior, entre os fatores essenciais para essa conquista está o fato do  governo do Estado ter investido na reestruturação da Adagri, ampliando de 25 para 40 postos e criando seis escritórios regionais da agência.

Vamos Nós -
Registrar a excelente parceria firmada entre a secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Madalena e a Adagri, possibilitando que o município esteja inserido entre aqueles que atingiram os melhores índices de vacinação.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Câmara Municipal rejeita representação do Ministério Público contra Cirilo Pimenta

 Em sessão bastante movimentada e tensa na manhã desta quarta-feira, 07, a Câmara Municipal de Quixeramobim, rejeitou por 10 votos a 3  a representação do Ministério Público para instauração de processo de impeachment contra o prefeito municipal Cirilo Pimenta (PSD), o vice-prefeito Tarso Borges, e os vereadores Ana Edna Leite Leitão, Claudinha Borges e Idelbrando Rocha.

A votação foi nominal e estabelecida por ordem alfabética. Os vereadores Antonio Filho, François Saldanha, Clébio Pavone, Everardo Júnior, Liduína Leite, Fátima Vasconcelos, José Helan, Maninho Coelho, Carlinhos Massa e Terezinha Pimentel, votaram contra a aprovação da representação. Já os vereadores da oposição, Paulo Ferreira, Rômulo Filho e Teodomiro Neto, votaram a favor.

Muitos curiosos que se aglomeraram nas dependências do Salão Paroquial, sede provisória das sessões da Câmara Municipal, para acompanhar a sessão que foi marcada por vaias e aplausos do público presente. Polícia Civil, Polícia Militar e Ronda do Quarteirão fizeram a segurança no local e a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim isolou o trecho da Rua Monsenhor Salviano Pinto que dá acesso ao Salão Paroquial.

Os vereadores da oposição lamentaram a reprovação do projeto. Em rápidas palavras, o vereador da base aliada, Maninho Coelho (PMDB), afirmou: “Deixe que a justiça faça justiça”.

Dos quinze vereadores, apenas 13 votaram. O vereador Edson Nogueira (PT) não compareceu por problemas de saúde. O 15º voto seria da vereadora Cristina Pimenta (PSB), impedida de votar pelo regimento interno da Câmara, por ser irmã de Cirilo Pimenta.

Após a sessão ordinária, simpatizantes da atual gestão se aglomeraram em frente ao Paço Municipal para comemorar a decisão da Câmara. Os manifestantes trajavam blusas e cartazes do manifesto “#ForaIgor”, um movimento promovido por internautas descontentes com a atuação do Ministério Público no município.

Fonte: Blog Quixeramobim Agora