quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Produtores rurais cearenses assinam manifesto

Carlos Bezerra, Dep. Fernanda Pessoa, Dep. Raimundo Matos
presidente da FAEC Flávio Saboya e Chico Almir
Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira 29, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará - FAEC, sob a coordenação do presidente Flávio Sabóya, presidentes de Sindicatos Rurais de diversos municípios cearenses assinaram um manifesto em nome dos produtores rurais do estado de Ceará quanto ao insatisfatório abastecimento de milho, pela Conab, no estado.

Além da falta do milho para atender aos produtores cearenses, o documento relata a falta de estrutura da Conab no estado, antes da seca o orgão tinha em seu cadastro, cerca de dez mil compradores de milho, atualmente este número já ultrapassa trinta e quatro mil, todavia, com a mesma estrutura anterior de antendimento. O documento ressalta as ações e a pronta ação do governo estadual, citando como exemplo, o aporte de recursos para o transporte de quatro mil toneladas de milho oriundas do estado de Goiás, no entanto,  lamenta a falta de atenção do governo federal, principalmente no que concerne ao transporte do milho das regiões produtoras para o Ceará.

Durante a reunião, presidentes de sindicatos e produtores de diversos municípios, usaram da palavra para relatar a situação de calamidade vivenciada em seus municípios, a qual deverá ser agravada com a falta d'agua para os animais. De acordo com os produtores, a segurança alimentar do homem está garantida, más a falta de ações compromete a economia da região.

Também participaram da reunião, o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deputado Raimundo Gomes de Matos, deputada estadual Fernanda Pessoa, e o representante do presidente da Comissão de Agropecuária da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio Resende, que por problemas de saúde, esteve ausente.
Produtores Rurais Cearenses lotaram o auditório da Federação
da Agricultura e Pecuária do Ceará

É realmente lamentável a situação dos produtores rurais nordestinos, enquanto o governo federal destina bilhões, para outros setores da economia, localizados em outras regiões do país, como no caso da redução do IPI da indústria automobilística, falta apoio para socorrer os produtores da região nordeste, tendo em vista que a subvenção ao milho não ultrapassará quinhentos milhões de reais até o mês de fevereiro de 2013. Seria de fundamental importância que toda bancada federal cearense, independentemente de coloração partidária, estivesse neste momento unida em prol da classe produtora do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário