segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A culpa também é sua

A Câmara Municipal reflete o povo e seus critérios na hora de escolher seus representantes. A propósito, você lembra em quem votou nas últimas eleições para vereador?

“Como era mesmo o nome dele? Vixe... Agora me deu um branco, ó. Tô com a memória ruim”. Não teve jeito. O zelador Robério de Sousa Maciel, 34, franziu a testa, olhou para o céu, perdeu o olhar tentando puxar pela memória, mas não lembrou em quem votou nas últimas eleições para vereador. Ele só recorda que o candidato havia prometido um milheiro de tijolo para a família construir uma casa. “Mas promete e depois das eleições, aí pronto. Some”, lamenta Robério. “Tudim lá em casa votou nele. Tem bem uns 15 (eleitores) lá em casa”.

Robério é apenas um entre tantos cidadãos que votam sem conhecer o candidato e suas propostas. Já que a discussão central gira em torno da escolha para a Prefeitura, as eleições para vereador são negligenciadas. Ao eleger seus representantes na Câmara Municipal, muita gente sequer sabe qual papel o candidato eleito vai desempenhar.

Em rápida enquete realizada na Praça do Ferreira quinta-feira, a maioria dos entrevistados pelo O POVO citou como missão do vereador trazer benfeitorias para o seu bairro. Por benfeitorias, entende-se: asfaltar as ruas, construir postos de saúde, escolas, creches. Atribuições que, na verdade, cabem ao Executivo Municipal, ou seja: à Prefeitura. “Então por que eles prometem se não é da alçada deles?”, questionou uma das eleitoras ouvidas pela reportagem.

Equívocos

A impressão do eleitor, por mais desinformado que seja, é resultado do discurso dos candidatos em tempos de campanha. “O papel do vereador é muitas vezes confundido. Às vezes há uma confusão, pela própria história do vereador, com o papel que ele exercia de líder comunitário”, explica o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT).

Ao mesmo tempo, vereadores endossam a tal percepção equivocada do eleitor ao incluir na lista de atribuições o papel de ser um elo entre o cidadão e o Executivo Municipal. “Eu mesmo tenho trabalhado como elo. A comunidade do Conjunto Palmeiras, por exemplo: ‘Vereador, estamos precisando de uma linha de ônibus’. O que eu fiz? Agendei com a comunidade e a Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza)”, disse o vereador, acrescentando que já articulou creche com o secretário de Educação e asfalto com a Secretaria Executiva Regional.

Neste ano, o eleitor se verá novamente diante da tarefa de escolher um candidato a vereador. A Casa terá duas vagas a mais, portanto serão eleitos 43 parlamentares. E a edição de hoje do O POVO tem o propósito de alertar sobre a importância de escolher bem o seu representante, pois você é também responsável pelo bom ou mau rendimento da produção do parlamento. Para isso, é fundamental entender o papel do parlamentar e observar se as promessas de campanha condizem ou não com a real atribuição dos eleitos.  

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Pela Constituição, o papel do vereador é legislar e fiscalizar o Executivo Municipal. No entanto, muita gente confunde suas atribuições. Na prática, há candidatos que prometem em campanha o que seria atribuição do Executivo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário